sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Porto de Turismo

Poderemos falar muito sobre o mandato que agora está terminar, poderemos “esmiuçar” a coesão social, e mobilidade urbana, a reabilitação da baixa, enfim. Mas se existe coisa que a cidade cresceu foi na criação de valor turístico.

A aposta cada vez mais consolidada na organização de grandes eventos com projecção além fronteiras, a atracção de novos pólos de entretenimento e o crescimento da estrutura hoteleira fazem com que a cidade ofereça a quem nos visita um produto mais flexível.

Em 2007 foi a região de turismo que mais cresceu em Portugal, e estando consciente que Algarve e Lisboa têm argumentos muito mais fortes e maduros para captar os turistas, poderemos contudo aspirar a mais. Sem dúvida que a orientação que tem vindo a transparecer em dotar a cidade de infra-estruturas com capacidade para albergar grande eventos e congressos de maior dimensão é a prova viva que o rumo estratégico definido no Plano Estratégico Nacional do Turismo não passa somente do papel.

Existe outro ponto que influencia muito a gravitação do turismo na região norte que é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas esta é mais que uma questão de duas linhas e que não pode ser tratada com a marginalidade com que "o poder em Lisboa" tem feito.

Para concluir esta breve pincelada, não quero deixar de referir que o Porto tem neste momento a maior Pousada de Portugal, situada no Palácio do Freixo e que muito deve orgulhar todos os portuenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário